Lei Complementar nº 1, de 10 de abril de 2024

Identificação Básica

Norma Jurídica

Lei Complementar

1

2024

10 de Abril de 2024

Cria o Estatuto Municipal da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista - TEA, a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, institui a Política Municipal de Atendimento aos Direitos da Pessoa com TEA e a Carteirinha de Identificação, e dá outras providências.

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Cria o Estatuto Municipal da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista - TEA, a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, institui a Política Municipal de Atendimento aos Direitos da Pessoa com TEA e a Carteirinha de Identificação, e dá outras providências.
    A Câmara Municipal de Guaíra, Estado do Paraná, aprovou, e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte LEI:
      CAPÍTULO I
      DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
        Art. 1º. 
        Fica instituído o Estatuto Municipal da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), contendo as diretrizes, no âmbito do município de Guaíra/PR, para a Política Municipal de Atendimento e Proteção dos Direitos das Pessoas com TEA, em conformidade com o disposto na legislação federal pertinente, especialmente nas Leis nos 12.764/2012 e 13.977/2020.
          Art. 2º. 
          Para os efeitos desta Lei, é considerada pessoa com transtorno do espectro autista aquela com distinção qualitativa constituída por característica global do desenvolvimento, conforme definido na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em especial a pessoa portadora de síndrome clínica caracterizada na forma dos seguintes incisos I ou II:
            I – 
            Deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação e da interação sociais, manifestada por deficiência marcada de comunicação verbal e não verbal usada para interação social; ausência de reciprocidade social; falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento;
              II – 
              Padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns; excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados; interesses restritos e fixos.
                CAPÍTULO II
                DAS DIRETRIZES GERAIS
                  Art. 3º. 
                  São diretrizes da Política Municipal de Atendimento às Pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA):
                    I – 
                    A intersetorialidade no desenvolvimento das ações e das políticas e no atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro Autista;
                      II – 
                      A participação da comunidade na formulação de políticas públicas voltadas para as pessoas portadoras desses transtornos, e o controle social da sua implantação, acompanhamento e avaliação;
                        III – 
                        A atenção integral às necessidades de saúde das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, objetivando o diagnóstico precoce, o atendimento multiprofissional e o acesso a medicamentos e nutrientes;
                          IV – 
                          A responsabilidade do poder público quanto à informação pública relativa ao Transtorno do Espectro Autista e suas implicações;
                            V – 
                            O incentivo à formação e à capacitação de profissionais especializados no atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro Autista, bem como aos respectivos pais e responsáveis;
                              VI – 
                              A qualificação dos profissionais de educação e de saúde em terapia comportamental, aproveitando os encontros pedagógicos anuais dos profissionais da Educação e as Conferências de Educação e de Saúde, a fim de tratarem do tema com mais ênfase e propriedade, visando conscientizar e instruir os demais profissionais e as famílias das pessoas afetadas;
                                VII – 
                                Apoio às organizações da sociedade civil que atuem no atendimento às pessoas com TEA, a fim de propiciar a complementação de seu atendimento com uma intervenção comportamental intensiva, objetivando a ampliação das áreas verbal, social e cognitiva, de modo a auxiliar as crianças com TEA a conseguirem autonomia pessoal, qualidade de vida e participação plena na sociedade;
                                  VIII – 
                                  Disponibilização de acompanhante especializado no contexto escolar, caso seja comprovada a necessidade de apoio às atividades de comunicação, interação social, locomoção, alimentação e cuidados pessoais;
                                    IX – 
                                    Apoio complementar às organizações da sociedade civil para atendimento de outras necessidades clínicas necessárias à eficácia dos tratamentos, tais como fisioterapia, fonoaudiologia, psicoterapia e psicopedagogia;
                                      X – 
                                      Atendimento igualitário de crianças com Transtorno do Espectro Autista de ambos os sexos, respeitadas as peculiaridades inerentes às diferentes situações;
                                        XI – 
                                        Apoio às instituições municipais para que o atendimento seja completado por uma intervenção comportamental intensiva, objetivando a ampliação das áreas verbal, social e cognitiva, de modo a auxiliar as crianças autistas a conseguirem autonomia pessoal, qualidade de vida e participação plena na sociedade;
                                          XII – 
                                          Apoio complementar às instituições municipais para atendimento de outras necessidades clínicas necessárias à eficácia do tratamento, tais como fisioterapia, fonoaudiologia e psicopedagogia;
                                            XIII – 
                                            Ampliação e fortalecimento da oferta de serviços de cuidados em saúde bucal às pessoas com espectro autista na atenção básica, bem como de atenção especializada e hospitalar;
                                              XIV – 
                                              Qualificação e fortalecimento da rede de atenção psicossocial e da rede de cuidados de saúde da pessoa com deficiência, no atendimento das pessoas com TEA, que envolva diagnóstico diferencial, estimulação precoce, habilitação, reabilitação e outros procedimentos definidos pelo projeto terapêutico singular;
                                                XV – 
                                                O estímulo à inserção da pessoa com TEA no mercado de trabalho, observadas as peculiaridades da deficiência e as disposições da Lei federal nº 38.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente);
                                                  XVI – 
                                                  Utilização dos métodos DENVER, ABA, TEECH e PECS, reconhecidamente os mais eficazes para o aprendizado de crianças autistas, sem prejuízo de outros métodos mais avançados e reconhecidamente eficazes que possam vir a ser desenvolvidos;
                                                    Art. 4º. 
                                                    Para o cumprimento das diretrizes de que trata o artigo 3º, o poder público poderá firmar contratos ou parcerias com pessoas jurídicas de direito privado, preferencialmente com organizações da sociedade civil especializadas no atendimento de pessoas com deficiência, ou especificamente de pessoas com TEA.
                                                      CAPÍTULO III
                                                      DOS DIREITOS
                                                        Art. 5º. 
                                                        São direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, nos termos da Lei federal nº 12.764/2012, no que tange à competência do Município:
                                                          I – 
                                                          A vida digna, a integridade física e moral, o livre desenvolvimento da personalidade, a segurança e o lazer;
                                                            II – 
                                                            A proteção contra qualquer forma de abuso e exploração;
                                                              III – 
                                                              O acesso a ações e serviços de saúde, com vistas à atenção integral às suas necessidades de saúde, incluindo:
                                                                a) 
                                                                o diagnóstico precoce, ainda que não definitivo;
                                                                  b) 
                                                                  o atendimento multiprofissional;
                                                                    c) 
                                                                    a nutrição adequada e a terapia nutricional;
                                                                      d) 
                                                                      os medicamentos;
                                                                        e) 
                                                                        informações que auxiliem no diagnóstico e no tratamento.
                                                                          IV – 
                                                                          O acesso:
                                                                            a) 
                                                                            à educação, com garantia de vagas em escola da rede pública municipal;
                                                                              b) 
                                                                              à moradia, inclusive à residência protegida (se for o caso);
                                                                                c) 
                                                                                ao mercado de trabalho;
                                                                                  d) 
                                                                                  à assistência social.
                                                                                    Parágrafo único  
                                                                                    Em casos de comprovada necessidade, a pessoa com Transtorno do Espectro Autista incluída nas classes comuns de ensino regular, nos termos da alínea "a" do inciso IV do caput, terá direito a acompanhante especializado.
                                                                                      Art. 6º. 
                                                                                      A pessoa com Transtorno do Espectro Autista não será submetida a tratamento desumano ou degradante, não será privada de sua liberdade ou do convívio familiar nem sofrerá discriminação por motivo da deficiência.
                                                                                        Art. 7º. 
                                                                                        É garantido às pessoas com Transtorno do Espectro Autista o direito à saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), respeitadas suas especificidades, e observado o disposto no artigo 12 desta lei.
                                                                                          Art. 8º. 
                                                                                          Deverá ser feita denúncia aos órgãos administrativos competentes em caso de recusa de matrícula de pessoas diagnosticadas com TEA nas unidades escolares do município, de recusa do docente em atender alunos com TEA, ou de não atendimento das especificidades desses alunos na rede municipal e privada de ensino.
                                                                                            § 1º 
                                                                                            O gestor escolar ou autoridade competente que recusar a matrícula de aluno com transtorno do espectro autista ou qualquer outro tipo de deficiência, será punido com multa de 3 (três) a 20 (vinte) salários mínimos, conforme determina a Lei Federal nº 12.764/2012.
                                                                                              § 2º 
                                                                                              Em caso de reincidência, apurada por processo administrativo, assegurado o contraditório e a ampla defesa, o servidor ficará sujeito à perda do cargo.
                                                                                                Art. 9º. 
                                                                                                Nos termos do § 2º do artigo 1º da Lei federal nº 12.764/2012, a pessoa com transtorno do espectro autista (TEA) é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.
                                                                                                  Parágrafo único  
                                                                                                  Em face do disposto no caput deste artigo, as pessoas com TEA fazem jus, no âmbito do município de Guaíra/PR, aos direitos de atendimento prioritário e diferenciado previstos nas Leis federais nº 10.048/2000, 13.146/2015 e 14.364/2022, dentre outras que os prevejam, notadamente nos seguintes aspectos:
                                                                                                    I – 
                                                                                                    Direito de ser atendido junta e acessoriamente com seu acompanhante ou atendente pessoal;
                                                                                                      II – 
                                                                                                      Tratamento diferenciado e atendimento imediato nas repartições públicas municipais e empresas concessionárias de serviços públicos;
                                                                                                        III – 
                                                                                                        Prioridade de atendimento nos estabelecimentos de instituições financeiras;
                                                                                                          IV – 
                                                                                                          Reserva de assentos, devidamente identificados, nos veículos de transporte coletivo;
                                                                                                            V – 
                                                                                                            Atendimento prioritário, nos serviços e ações de proteção e socorro, e nos serviços públicos em geral;
                                                                                                              VI – 
                                                                                                              Prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, nos termos da lei federal;
                                                                                                                VII – 
                                                                                                                Prioridade e segurança nos procedimentos de embarque e de desembarque nos veículos de transporte coletivo, de acordo com as normas técnicas.
                                                                                                                  CAPÍTULO IV
                                                                                                                  DO ATENDIMENTO
                                                                                                                    Art. 10. 
                                                                                                                    O atendimento às pessoas com TEA será prestado de forma integrada pelos serviços de Saúde, Educação e Assistência Social do Município.
                                                                                                                      Art. 11. 
                                                                                                                      Compete ao Município garantir e ministrar, através de equipe multiprofissional, a informação, treinamento e especialização aos profissionais que atuam nos serviços mencionados no artigo 10.
                                                                                                                        Art. 12. 
                                                                                                                        É garantido o acesso integral das pessoas com TEA às ações e serviços de saúde, assistência social e educação ofertados pelo Município, com atenção às peculiaridades do tratamento, incluindo, em especial, o atendimento especializado nas seguintes áreas, conforme a necessidade do atendido:
                                                                                                                          a) 
                                                                                                                          neuropediatria;
                                                                                                                            b) 
                                                                                                                            psiquiatria;
                                                                                                                              c) 
                                                                                                                              psicologia;
                                                                                                                                d) 
                                                                                                                                psicopedagogia;
                                                                                                                                  e) 
                                                                                                                                  psicoterapia comportamental;
                                                                                                                                    f) 
                                                                                                                                    odontologia;
                                                                                                                                      g) 
                                                                                                                                      fonoaudiologia;
                                                                                                                                        h) 
                                                                                                                                        fisioterapia;
                                                                                                                                          i) 
                                                                                                                                          educação física;
                                                                                                                                            j) 
                                                                                                                                            nutrição;
                                                                                                                                              k) 
                                                                                                                                              psicomotricidade;
                                                                                                                                                l) 
                                                                                                                                                terapia ocupacional.
                                                                                                                                                  Parágrafo único  
                                                                                                                                                  O atendimento especializado previsto neste artigo, para sua maior eficácia, pode ser fornecido de forma integrada entre as áreas citadas, independentemente de laudo ou diagnóstico estabelecido, podendo incluir outras áreas não mencionadas, conforme avaliação multiprofissional.
                                                                                                                                                    Art. 13. 
                                                                                                                                                    É garantida a educação da criança com Transtorno do Espectro Autista dentro do mesmo ambiente escolar das demais crianças e, para tanto, o Município se responsabilizará por:
                                                                                                                                                      I – 
                                                                                                                                                      Capacitar os profissionais que atuam nas escolas locais para o acolhimento e a inclusão desses alunos, com o objetivo de identificar comportamentos relacionados ao TEA e encaminhar à equipe multidisciplinar de atendimento;
                                                                                                                                                        II – 
                                                                                                                                                        Garantir suporte escolar complementar especializado (AEE) para os alunos com TEA, incluído em classe comum do ensino regular;
                                                                                                                                                          III – 
                                                                                                                                                          Garantir estrutura e adaptações de material escolar adequado às necessidades educacionais desses alunos;
                                                                                                                                                            IV – 
                                                                                                                                                            Garantir o acesso ao ensino voltado para jovens e adultos (EJA) às pessoas com TEA ou deficiência que atingiram a idade adulta sem terem sido devidamente escolarizadas.
                                                                                                                                                              Art. 14. 
                                                                                                                                                              O Município se responsabilizará por:
                                                                                                                                                                I – 
                                                                                                                                                                Prestar apoio social e psicológico às famílias de pessoas diagnosticadas com TEA;
                                                                                                                                                                  II – 
                                                                                                                                                                  Desenvolver e manter programas de apoio comunitário que propiciem oportunidades de integração social de pessoas diagnosticadas com TEA.
                                                                                                                                                                    CAPÍTULO V
                                                                                                                                                                    DA CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA COM TEA
                                                                                                                                                                      Art. 15. 
                                                                                                                                                                      É criada, no âmbito do município de Guaíra/Pr e nos moldes do art. 3º - A da Lei federal 12.764/2012, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), com vistas a garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
                                                                                                                                                                        Art. 16. 
                                                                                                                                                                        A Ciptea será emitida pelo órgão competente do Município, mediante requerimento, acompanhado de relatório médico, com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), e deverá conter, no mínimo, as seguintes informações:
                                                                                                                                                                          I – 
                                                                                                                                                                          Nome completo, filiação, local e data de nascimento, nome da carteira de identidade civil, número de inscrição no CPF, tipo sanguíneo, endereço residencial completo e número de telefone do identificado;
                                                                                                                                                                            II – 
                                                                                                                                                                            Fotografia no formato 3 x 4 cm e assinatura ou impressão digital do identificado
                                                                                                                                                                              III – 
                                                                                                                                                                              Nome completo, documento de identificação, endereço residencial, telefone e e-mail do responsável legal ou do cuidador;
                                                                                                                                                                                IV – 
                                                                                                                                                                                Identificação da unidade da Federação e do órgão expedidor e assinatura do dirigente responsável.
                                                                                                                                                                                  Art. 17. 
                                                                                                                                                                                  A Ciptea terá validade de 5 (cinco) anos, devendo ser mantidos atualizados os dados cadastrais do identificado, e deverá ser revalidada com o mesmo número.
                                                                                                                                                                                    CAPÍTULO VI
                                                                                                                                                                                    DO DIREITO A VAGA ESPECIAL DE ESTACIONAMENTO
                                                                                                                                                                                      Art. 18. 
                                                                                                                                                                                      Devem ser reservadas vagas de estacionamento próximas a escolas da rede pública ou privada e estabelecimentos da área de saúde, devidamente sinalizadas, para veículos que transportem pessoa com TEA, desde que devidamente identificados.
                                                                                                                                                                                        § 1º 
                                                                                                                                                                                        Os veículos estacionados nas vagas reservadas devem exibir, em local de ampla visibilidade, a credencial de beneficiário, a ser confeccionada e fornecida pelos órgãos de trânsito, que disciplinarão suas características e condições de uso.
                                                                                                                                                                                          § 2º 
                                                                                                                                                                                          A utilização indevida das vagas de que trata este artigo sujeita os infratores às sanções previstas no inciso XX do art. 181 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro).
                                                                                                                                                                                            CAPÍTULO VII
                                                                                                                                                                                            DA SEMANA MUNICIPAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO
                                                                                                                                                                                              Art. 19. 
                                                                                                                                                                                              Fica instituída a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, a ser realizada anualmente, na primeira semana do mês de abril.
                                                                                                                                                                                                Art. 20. 
                                                                                                                                                                                                A Semana Municipal de Conscientização do Autismo tem como finalidade promover campanhas publicitárias, institucionais, seminários, palestras e cursos sobre o transtorno do espectro autista.
                                                                                                                                                                                                  Art. 21. 
                                                                                                                                                                                                  A Semana Municipal de Conscientização do Autismo passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município.
                                                                                                                                                                                                    Art. 22. 
                                                                                                                                                                                                    O poder público adotará, na Semana Municipal de Conscientização do Autismo, em espaços públicos do município, a cor predominante azul, cor esta que simboliza o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas).
                                                                                                                                                                                                      CAPÍTULO VIII
                                                                                                                                                                                                      DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
                                                                                                                                                                                                        Art. 23. 
                                                                                                                                                                                                        Os estabelecimentos públicos e privados referidos na Lei nº 10.048/2000 poderão valer-se da fita quebra-cabeça, símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista, para identificar a prioridade devida às pessoas com transtorno do espectro autista (conf. Lei 12.764/2012, art. 1º, § 3º).
                                                                                                                                                                                                          Art. 24. 
                                                                                                                                                                                                          Esta Lei poderá ser regulamentada e suplementada pelo Executivo, no que couber, sempre visando à ampliação e aperfeiçoamento das ações de atendimento e proteção aos direitos das pessoas com Transtorno de Espectro Autista.
                                                                                                                                                                                                            Art. 25. 
                                                                                                                                                                                                            Esta lei entra em vigor na data da sua publicação.

                                                                                                                                                                                                              Gabinete do Prefeito Municipal de Guaíra, Estado do Paraná, em 10 de abril de 2024.

                                                                                                                                                                                                               

                                                                                                                                                                                                              HERALDO TRENTO
                                                                                                                                                                                                              Prefeito Municipal

                                                                                                                                                                                                               

                                                                                                                                                                                                              Nota: Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial.